Ita  Ita  Ita  Ita 
Cobertura de Aço em Área Arqueológica
Villa Romana Nomadelfia
Roselle - Grosseto - Toscana
< Projetos
Ano
2011
Localização
Roselle - Grosseto - Toscana
Os nossos clientes
Cliente: ANAS SpA Compartimento para a Toscana – Florença
Tipologia
Tipos de Coberturas
My description


Projeto Estrutural Alessio Costantini - Andrea Posti
Descrição de Trabalhos

A estrutura em questão será construída com a função de cobertura de uma área arqueológica de uma mansão da época romana chamada "Nomadelfia", situada na localidade Roselle - Grosseto.


Devido a natureza do terreno, que consiste de uma camada não desprezível de resíduos sόlidos acumulados ao longo de (02) dois milênios apόs a época da construção da Mansão Romana (Villa Romana), tornou-se necessário recorrer a tais fundações profundas. Felizmente, os regulamentos em vigor classificaram a área com uma sismicidade baixissíma. Isto nos permitiu evitar complicados sistemas de conexão horizontal dos plintos  de fundamentos que teria sido difícil de alcançar devido à presença de resíduos arqueológicos.


A cobertura é caracterizada por vigas de aço constituídas por elementos tubulares com seção circular que formam treliças espaciais com seção variável ao longo do comprimento. Em particular, é a viga principal que desenvolve-se sobre uma luz de aproximadamente 55 metros e as vigas perpendiculares a ela sobre uma  luz que varia de cerca de 17m até 8 m. As estruturas de suporte do teto são feitas com pilares em tubos de aço com treliça espacial que além de cumprir a função estática, têm também um bom desempenho de contravento. Os elementos de acabamento da cobertura serão feitos com chapas transparentes de policarbonato.

             
Dados Técnicos

Luz da viga reticulada espacial principal: 55 m


Área coberta: cerca de 600 m²